Viagem de trem pela Europa: É fácil e vale a pena?
Em uma das viagens de reconhecimento que fiz pela Descubra Sua Viagem, cheguei decidida a testar uma Viagem de trem pela Europa logo que desembarquei de um voo no continente, para saber como era a experiência desde minha chegada por lá.
Afinal, era fácil como muitos já dizem por aí? Valia a pena e devia indicar esta forma aos meus passageiros. Nada melhor do que sentir na pela a experiência. Fique desde já a vontade para falar comigo no Whatsapp 11 98340-4753 sobre detalhes também.
Todo mundo usa mesmo trem por lá?
Sim! Viagem de trem pela Europa é muito comum entre os europeus. Eles estão muito acostumados, e aliás, são extremamente práticos na forma de viajar.
E não dá pra negar que ainda existe uma vantagem bem maior na tranquilidade para evitar dois problemas que acontecem de forma bem mais frequente nos aeroportos: cancelamento de voos e extravio de bagagem nas conexões.
E o interessante é que dá pra viajar não apenas entre cidades mais próximas, ou países vizinhos, dá pra cruzar mais do que se imagina. Há trens que começam em um país e passam por 2, 3 e até 4 países no mesmo dia!
Sem contar que as estações de trem costumam ser bem mais centrais que os aeroportos, e com conexões rápidas de metrô, e basta entender o sistema de transporte público da cidade (que não é difícil) que vai dar certo.
Viagem de trem pela Europa: Minha experiência.
Nesta ida, fiz a viagem direta do Brasil quando voei até Paris. Peguei minha bagagem, fiz imigração e logo segui para as plataformas de trens.
Meu bilhete já foi comprado e emitido com os dois transportes, e no meu caso, que viajei de Air France, lá eles possuem um guichê da própria empresa na plataforma para retirar o cartão de embarque do trem até Bruxelas (Bélgica), meu primeiro destino.
Mas claro que você pode ter comprado com uma opção não conjugada, e talvez até apresentar o bilhete previamente baixado ou impresso da empresa escolhida, lembrando que é bem comum ter primeira e segunda classe, e que não é permitido utilizar lugares vagos da primeira, se tiver comprado na segunda, e que você precisará apresentar seu ticket em um momento que pode ser diferente do embarque, mas já com a viagem em andamento, durante o percurso.
Você também precisa estar atento para checar e embarcar na plataforma correta, conforme numeração. É bom chegar ao menos uns 15 minutos antes para se localizar - e algumas estações são bem grandes - e embarcar pontualmente!
Nos lindos canais da charmosa Brugges
Fora estes pontos simples de atenção, foi tudo ótimo. O trem eram muito confortável e chegou bem rapidinho, e ainda é gostoso de apreciar as paisagens e visuais europeus do caminho.
Da mesma forma segui direto de Bruxelas depois para Brugges - também na Bélgica e uma cidade encantadora que ganhou meu coração e recomendo muito o tour privativo pela cidade - e depois retornei para Bruxelas sem problemas, usando a mesma fórmula - outra cidade que também, aliás, dá pra fazer tour privativo também em português.
A viagem de trem pela Europa valeu a pena?
Sim, super recomendo! Porém, fique atento ao seguinte antes de comprar suas passagens ferroviárias:
🚆Viaje com pouca bagagem e que seja prática de levá-la nas estações - afinal vai transportá-la por todo o lado, e os próprios compartimentos para guardar malas não são muito grandes;
🚆Entenda bem a dinâmica do transporte. Geralmente quem já fez algum trajeto assim na Europa vai se localizar melhor. Quase não há suporte nestes locais para pedir ajuda;
🚆 Compre se você fala ao menos um inglês razoável e adequado para se comunicar, ou o idioma local de onde estará;
🚆 E claro, já não segue a mesma lógica se você ou alguém de sua família possuir dificuldade de locomoção ou qualquer problemas de acessibilidade. Neste caso é necessário avaliar.
Para outros casos, apesar de existirem as vantagens, pode ser um pouco complexo viajar de avião + trem ou qualquer viagem de trem pela Europa considerando distâncias, preços e principalmente a autonomia.
Eu mesma fiz a primeira parte de trem, mas por conta de compromissos e oportunidades, acabei continuando via área para a Escócia, e retornei assim para Amsterdam antes de voar para retornar ao Brasil. Mas eu poderia fazer conexões de trem entre Bélgica e Holanda, ou de volta a França, e até no Reino Unido, com opções entre Edimburgo e Londres.
Desta forma, se houver insegurança em quaisquer destas questões, o ideal é seguir com as conexões aéreas até seu destino final, onde é possível ter mais suporte de funcionários diversos dos aeroportos, e outros profissionais do turismo.
Bônus: Viagens incríveis de trem pela Europa
Para fechar o post, não podia deixar de dizer que trouxe o lado prático para ir e vir de trem pela Europa, mas além disso tem algumas opções ainda mais bacanas onde o próprio trem é um verdadeiro atrativo, e passa por lugares incríveis.
Duas opções muito bacanas são:
BELMOND ROYAL SCOTSMAN - Escócia
O Royal Scotsman desliza pelas paisagens das míticas Terras Altas escocesas. O trem possui carruagens decoradas, ao mesmo tempo que tem toque um rústico, no melhor estilo das casas de campo da Era Eduardiana (lustrosos painéis de madeira e tons quentes em todas as cabines).
Meu gostinho da Escócia e que voce pode ter também inclusive de trem.
No itinerário Scotch Malt Whisky Tour, fãs do scotch contam com paradas para visitas VIP por destilarias.
GOLDENPASS EXPRESS - Suíça
O trem panorâmico GoldenPass Express conecta Montreux a Interlaken em paisagens que parecem de mentira, passando por cenários que vão de pastos verdes a montanhas cobertas pela neve.
Vale apreciar a paisagem com uma refeição clássica, em assentos rotativos que inclusive são aquecidos.
Partiu fazer a sua viagem de trem pela Europa? Te ajudo com tudo e espero você me chamar no whats 11 98340-4753 para embarcar por lugares incríveis pelos trilhos com a Descubra Sua Viagem!
*** Esse texto teve a consultoria de conteúdo da Flávia Sphair - turismóloga também certificada em Marketing de Mídias Sociais e profissional do turismo.***